Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
eeg.jpg  ​​​ 
A qualidade do espaços​ de trabalho e lazer existen​tes na Universidade do Minho é considerada — por estudantes, professores e entidades externas/visitantes — muito boa, e devem-se a vários fatores, que nem sempre são de natureza material.
 
A preocupação com o bom acolhimento​ e a melhor integração dos novos estudantes é muito grande, existindo uma ampla sensibilização dos estudantes mais velhos para esta questão, bem como uma série de iniciativas — tais como visitas, sessões de acolhimento, e outras — que facilitam a entrada dos estudantes na vida universitária. Procura-se também que a relação professor-aluno seja próxima e aberta, por se entender que essa abertura contribui, de forma decisiva, para a melhoria do ensino.
 
Destacam-se também, neste contexto, as atividades culturais, associativas ​e desportivas desenvolvidas pelos estudantes através das associações de cursos, tunas, grupos de teatro, de música popular, poesia e fados, entre outras​.
​A Associação Académica da Universidade do Minho assegura ainda a organização de grandes eventos académicos, dos quais se destacam a Semana do Acolhimento aos novos alunos e a semana do Enterro​ da Gata.​
 
​É ainda disponibilizado aos estudantes apoio médico e psicológico,​ bem como o acesso à prática de mais de 40 modalidades desportivas.​