Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
home
Contactos
Mapa do Site
como chegar
links
   
  imprimir
 


No início de 2010 a Universidade do Minho assumiu o compromisso com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de desenvolver formação graduada e pós-graduada em Design de Produto.

Esse desafio foi respondido com projetos educativos diferenciados e focados nas necessidades do tecido económico-produtivo neste domínio do conhecimento, com o objetivo de resolver problemas e desafios de empresas dos mais variados setores. São projetos multidisciplinares e que beneficiam da integração natural do saber e experiência acumulados na Universidade do Minho no ensino e investigação em diversas áreas afins (Arquitetura, Engenharia de Conceção, Tecnologias de Processamento, Ciência de Materiais, etc.).

A criação do Instituto de Design na cidade de Guimarães permitiu, entretanto, dispor de um vasto conjunto de laboratórios e oficinas onde alunos, designers e investigadores, podem desenvolver a sua atividade num ambiente criativo, tirando partido dos mais diversos e modernos meios tecnológicos.

A forte ligação da Universidade do Minho à indústria é uma mais-valia importante neste processo. Estamos certos que esta aposta no Design de Produto irá reforçar o sucesso da Universidade na sua relação com o tecido industrial nacional, contribuindo para a competitividade da região.


Vida na Universidade do Minho

As condições de vida existentes na Universidade do Minho são consideradas - por alunos, professores e entidades externas/visitantes - muito boas, e devem-se a vários fatores, que nem sempre são de natureza material.

A preocupação com o bom acolhimento e a melhor integração dos novos estudantes é muito grande, existindo uma ampla sensibilização dos alunos mais velhos para esta questão, bem como uma série de iniciativas - tais como visitas, sessões de acolhimento, e outras - que facilitam a entrada dos alunos na vida universitária. Procura-se também que a relação professor-aluno seja próxima e aberta, por se entender que essa abertura contribui, de forma decisiva, para a melhor aprendizagem.

Destacam-se também, neste contexto, as atividades culturais, associativas e desportivas desenvolvidas pelos estudantes através das associações de cursos, tunas, grupos de teatro, de música popular, poesia e fados, entre muitas outras.

É ainda disponibilizado aos estudantes apoio médico e psicológico, bem como o acesso à prática de mais de quarenta modalidades desportivas, tais como aeróbica, musculação, atletismo, basquetebol, equitação, futebol, judo, escalada, natação, pólo aquático, rubgy, ténis, karting, etc.

Para mais informação consultar: 

         http://www.uminho.pt/viver/vida-nos-campi

         http://www.uminho.pt/informacao-ects/informacoes-praticas



 Destaques

 Videos

 Guimarães

 
© Universidade do Minho - 2017 Optimizado para 1024x768 IE 8.0  - Termos Legais  - actualizado por EA Símbolo de Acessibilidade na Web D.